asdsda

A primeira captação de órgãos no Hospital Regional de Santa Maria aconteceu nesta quinta-feira. Foram extraídos dois rins e um fígado de um doador homem, de 60 anos. Os órgãos foram encaminhados para outros pacientes do Estado.


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Regional começou a operar na semana passada, após anúncio da conversão de 10 leitos de UTI Covid-19 para UTI Geral pelo governo do Estado. O Hospital foi inaugurado em 2018 e iniciou com atendimentos apenas em um ambulatório de doenças crônicas, especializado em hipertensão e diabetes mellitus para pacientes de alto risco. No ano seguinte, foi inaugurado o ambulatório de cardiologia. A abertura dos primeiros leitos para internação ocorreu em abril de 2020, mas com atendimento exclusivo para pacientes da Covid-19. O Hospital ainda não opera com capacidade plena de leitos.


Os órgãos captados foram enviados para seus receptores por avião, com apoio de transporte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), que levou o material até o aeroporto. Participaram do procedimento os doutores Juliano Martini e Vinicius Matos Menegola, os enfermeiros Lidiane Ilha Guandalin, Camila Pereira, Jônatas Wrague, Mara Rejane Rodrigues Peixoto, o técnico de Enfermagem e instrumentador Matheus Coelho e o médico residente Marcelo Souto.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital Regional faz primeira captação de órgãos

Com baixa de 17,2% nas internações, Gabinete de Crise decide não emitir alerta nesta semana Próximo

Com baixa de 17,2% nas internações, Gabinete de Crise decide não emitir alerta nesta semana

Saúde